Perto inova no Metrô da Bahia

A CCR Metrô Bahia, responsável pela operação do sistema metroviário em Salvador e Lauro de Freitas, na Bahia, tem promovido constantes melhorias no atendimento aos usuários. Como parte deste projeto a empresa instalou terminais de autoatendimento que aceitam pagamentos em dinheiro e fornecem troco.

Os serviços disponíveis nos terminais são resultado da parceria da CCR com a Perto S.A., que desenvolve e fabrica os terminais de autoatendimento e o software de venda de bilhetes e de monitoramento da operação. Reconhecida pela sua expertise em automação e autoatendimento, a Perto desempenha um papel fundamental na modernização do sistema de transporte público de passageiros, oferecendo soluções tecnológicas que proporcionam praticidade e agilidade aos usuários.

Conheça mais detalhes sobre cada melhoria implementada.

Máquinas “Azuis”

A CCR Metrô Bahia implementou novos terminais de autoatendimento da Perto S.A. nas estações de maior movimento, conhecidas como “máquinas azuis”. Esses terminais substituem completamente os guichês de bilheteria, proporcionando mais autonomia e conforto aos usuários. Ao iniciar suas operações, a compra de bilhetes tornou-se ainda mais rápida, reduzindo filas e agilizando o processo de venda. Os usuários podem adquirir bilhetes unitários ou recarregar seus cartões.

Os terminais aceitam cédulas, moedas, cartões de débito e crédito, e o grande diferencial é que eles fornecem troco. Como terminais recicladores, eles reutilizam o dinheiro depositado em novas transações, o que resulta em menor necessidade de reposição de numerário, além de aumentar a segurança e reduzir os custos operacionais.

Novos terminais poderão ser instalados em outras estações conforme o crescimento da demanda.

QR Code unitário

Outra inovação foi o novo serviço de pagamento de bilhetes unitários via QR Code. A iniciativa atende aos passageiros que utilizam a tarifa avulsa e já está disponível nas máquinas fornecidas de autoatendimento, também fornecidos pela Perto S.A., em todas as estações.

Após a compra da passagem, realizada por meio de PIX, dinheiro ou cartões de débito e crédito, o código QR é impresso. O usuário deve então posicionar o QR Code no leitor da catraca para validar o acesso ao metrô.

A CCR acredita que essa nova opção facilitará a compra para passageiros que utilizam tarifas avulsas. Além do QR Code, os usuários também podem pagar a passagem por aproximação, utilizando cartões de crédito, débito, celulares, smartwatches ou pulseiras de pagamento no leitor localizado na parte inferior da catraca.

CCR Metrô Bahia

A CCR Metrô Bahia é uma empresa do Grupo CCR, uma das maiores companhias de concessões de infraestrutura e mobilidade da América Latina. A operadora é responsável desde 2013 pela manutenção e operação do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas, na Bahia, através de uma Parceria Público-Privada (PPP), com investimentos na ordem de R$ 5,8 bilhões, além de ter o sistema metroviário que mais cresceu na América Latina nos últimos anos.

Atualmente, a CCR Metrô Bahia opera duas linhas, com 38 km de extensão, 22 estações, 9 terminais de integração com 1.400 ônibus, frota de 40 trens, emprega cerca de 1.400 funcionários atendendo a mais de 400 mil clientes por dia.

Parceria de sucesso

A CCR Metrô Bahia reconhece a importância de parcerias estratégicas para garantir a qualidade do serviço prestado aos seus usuários. Com a confiabilidade e a tecnologia dos equipamentos fornecidos pela Perto S.A., a CCR tem conseguido implementar melhorias significativas no sistema, oferecendo soluções que facilitam o dia a dia dos passageiros. Juntas, as empresas continuam comprometidas em elevar o nível de conforto, segurança e eficiência para todos que utilizam o metrô de Salvador e Lauro de Freitas.

Conheça mais sobre nossas soluções – Clique aqui!