Como um cofre inteligente pode transformar o seu varejo: A maneira de contratar também impacta nos benefícios do seu negócio

 

Muitos varejos já contam com a segurança e agilidade de um cofre inteligente nos seus estabelecimentos. Mas antes de garantir o seu, é preciso prestar atenção em outro detalhe importante: a maneira como contratar essa solução. Dependendo da escolha, o impacto operacional, financeiro e contábil será diferente. E isso pode trazer mais ou menos vantagens ao varejista.

Conheça a seguir os formatos de contratação de cofres inteligentes mais comuns no mercado brasileiro.

Venda

É o processo convencional, quando um fabricante efetua a transação de venda do seu estoque. Nessa situação, normalmente, o cofre inteligente é vendido com um prazo de garantia on-site incluso. E após esse período, um contrato de manutenção é negociado.

O varejista deve observar as condições de pagamento disponibilizadas pelos fabricantes de cofre inteligente ou obter um financiamento BNDES Finame, disponibilizado através de agentes credenciados e bancos tradicionais. Uma das vantagens do BNDES Finame é o tempo de carência para início do pagamento e maior prazo de parcelamento.

Nessa transação, o cofre inteligente passa a ser de propriedade do varejista, isto é, uma operação CAPEX (Capital Expenditure).

Aluguel

Nesse método, a locadora imobiliza o cofre inteligente em sua contabilidade e efetua cobranças mensais ao lojista. A garantia on-site pode estar inclusa no contrato ou não. A locadora pode ser o próprio fabricante do Cofre Inteligente ou um terceiro.

Nessa modalidade de contratação, é importante observar se o cofre locado é um equipamento novo ou reaproveitado de outra negociação cancelada da locadora. Com relação a propriedade, mesmo após finalizar o contrato, o cofre será da locadora, isto é, uma operação OPEX (Operational Expenditure).

Leasing Operacional

A Sociedade de Arrendamento Mercantil adquire o cofre inteligente do fabricante e cobra mensalmente do varejista as contraprestações nas datas do acordo. A garantia on-site estar inclusa ou não.

Ao final do prazo do arrendamento o varejista tem três opções: a devolução dos cofres inteligentes, a prorrogação do contrato, ou a aquisição dos equipamentos.

Em cada método de contratação, preste atenção aos detalhes

Seja qual for o método de contratação é muito importante estar atento a alguns fatores. São eles:

РSe os cofres inteligentes ṣo novos ou se ṣo reaproveitados de outras negocia̵̤es.

РQual ̩ o prazo da garantia de fabrica̤̣o e o que ela inclui.

РSe o atendimento da garantia de fabrica̤̣o ̩ realizado pelo fabricante ou por empresas terceirizadas.

– Qual o preço do contrato de manutenção após o prazo de garantia.

Além das dicas acima, de acordo com o enquadramento cadastral do varejista junto a Receita

Federal, há possibilidade de créditos de impostos nas cobranças mensais. Isso pode tornar cada linha de contratação mais ou menos vantajosa, dependendo do tipo de negócio. Consulte seu Contador Responsável para ter orientações.

Saiba mais sobre os benefícios dos cofres inteligentes para o seu negócio. Entre em contato com a Perto.

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