Self-Checkout com solução RFID traz automação ao varejo de moda

A tendência global de sistemas de self-checkout dá continuidade ao processo de automação eficiente no varejo. Aqui no Brasil, o self-checkout com solução RFID produzido pela Perto em parceria com as tecnologias da Acura traz ao mercado a modularidade necessária para construir uma solução própria para cada mercado. Já disponível para integração e implantação, o produto ajuda a otimizar custos operacionais com o uso inteligente da força de trabalho: um atendente pode apoiar de 4 a 6 terminais.

O self-checkout com antena RFID é vendido pela Perto através do modelo SC-0300, dotado com monitor touch screen integrado, impressora não fiscal, Pin pad, suporte para sacolas, além de opcionais como câmera, scanner de códigos 1D e 2D, alto-falantes e compatibilidade com sistemas Windows ou Linux. O Self-Checkout Perto possui, inclusive, um módulo opcional que recicla cédulas e moedas, e permite o cliente efetuar o pagamento em espécie e também receber troco. Evidentemente, o aspecto modular da instalação significa que a solução pode ser utilizada em conjunto com sistemas de pagamento assistido tradicional. Não só isso, a antena utilizada na solução é compatível com as principais tags disponíveis no mercado brasileiro. Trata-se de dar opções ao cliente, caminhando rumo ao conceito de omnichannel.

A solução necessária para a criação de um ambiente onde os PDVs (pontos de vendas) não precisam ser assistidos por funcionários são propiciados principalmente com o uso inteligente do RFID. Neste caso, há uma leitura sendo feita com o auxílio de tags e leitores de alta frequência.

O pós-vendas da Perto é baseado no atendimento on-site, para quem precisa de um ponto de vendas com alta disponibilidade, além de suporte técnico próprio com capilaridade nacional, através de 22 filiais e mais de 100 residências técnicas. A intenção é justamente essa: diminuir as filas e estabelecer um controle do fluxo comercial varejista. Os funcionários, que até então ficariam cuidando integralmente do caixa, podem agora reservar tempo e esforço para outras tarefas dentro do ambiente de trabalho, como por exemplo, ajudar a vender mais. E o cliente, livre das frustrações causadas por longas filas, tende a ter uma experiência na relação de confiança entre a loja e consumidor.

Esse processo de automação no varejo não é um fenômeno regional, e também não ocorre apenas na Amazon. A americana Costco teve um crescimento de 2,6% apenas no mês de setembro após anunciar uma estratégia que envolve a implantação massiva de caixas de self-checkout nos EUA. Com isso, a empresa chega a um crescimento anual de 49%. Aqui no Brasil, o self-checkout RFID deve promover um grande avanço nos processos dentro desse e de outros mercados.

A ACURA é pioneira no mercado de Identificação por Radio Frequência (RFID) no Brasil e América Latina desde o final dos anos 90 e atua em diversos setores, inclusive o de ITS (Intelligent Transportation Systems), liderando no fornecimento de leitoras RFID para sistemas de pedágio.

Já a Perto atua desde 1988 nas áreas de automação bancária, comercial, meios de pagamento e estacionamento, como parte do Grupo Digicon. Com experiência nesses mercados, a empresa  conta com duas plantas  fabris, sendo uma em Gravataí/Brasil e outra em Jaipur/Índia