Perto instala milhares de sistemas de segurança para entintamento de cédulas

Solução que inutiliza cédulas em caso de ataques de ATMs passou a ser obrigatória no país.

Arrombamentos em ATMs infelizmente é uma constante no Brasil. Principalmente em cidades do interior, com menor efetivo policial e distante de grandes rotas viárias.

Uma nova resolução do Banco Central (Lei 13.654 de 23 de abril de 2018) obriga instituições financeiras a instalar equipamentos que inutilizem as notas assim que as ATMs são violadas. O desafio da lei também era que a o equipamento fosse instalado pelos bancos em metade das cidades com até 50 mil habitantes até janeiro de 2019 e os demais 50% até outubro de 2019; os de 500 mil habitantes até abril de 2020 e os de acima de 500 mil habitantes, até abril de 2021. Para atender à esta legislação, a Perto desenvolveu o Sistema de Segurança por Entitamento composto por tinta especial instalada na tampa dos cassetes que mancha as cédulas que podem ser classificados em sistemas ativos e passivos.

O sistema de entintamento ativo é o estado da arte em termos de segurança de dissuassão, uma vez que a solução é sensibilizada pelos diversos sensores distribuídos estrategicamente pelo ATM, disparando o processo de entintamento pressurizado assim que um ataque é detectado. Em outras palavras, antes do ATM ser explodido, todas as cédulas dos cassetes já estarão entintadas com um percentual de cobertura de no mínimo 20% em cada uma das notas. Essa cobertura é fundamental para que a tinta na cédula sejam identificadas em aceitadores e validadores automáticos de cédulas.

O sistema de entintamento passivo é uma solução mais simples, onde a tinta está armazenada em recipientes na tampa dos cassetes, que se rompem com o deslocamento de ar provocado pela explosão, liberando o volume de tinta para pintar as notas. Neste caso, muitas variáveis como por exemplo, quantidade de explosivos utilizados, temperatura e umidade ambiente e a quantidade de cédulas nos cassetes podem refletir na performance de cobertura de tinta sobre as cédulas.

Para se adequar e cumprir o prazo, a Perto desencadeou uma grande operação logística que envolveu a engenharia de desenvolvimento, fornecedores, fábrica e a gestão operacional e serviços. A empresa terminou o ano de 2019 com mais de 8 mil kits de entitamento implantados com sucesso.

Este empenho demonstra a confiança dos nossos clientes que puderam contar com uma entrega qualificada, dentro dos prazos combinados e com a melhor solução do mercado.