Uma operação Self-Checkout no varejo de moda? Veja aqui como superar obstáculos e oferecer essa experiência para seus clientes

Assim como aconteceu em outros países, a tendência do autoatendimento chegou ao Brasil e se popularizou com a instalação massiva de self-checkouts em supermercados. Diversos segmentos buscam automatizar cada vez mais seus pontos de vendas.

Porém alguns deles, como os varejos de moda, podem sim enfrentar alguns obstáculos.

Isso significa que estes negócios não poderão se beneficiar do Self-Checkout? Muito pelo contrário.

RFID, a solução para o autoatendimento no varejo de moda.

Devido a algumas características dos produtos comercializados no varejo de moda, o dispositivo de segurança do self-checkout necessita de uma tecnologia diferente para evitar prejuízos ao lojista.

Uma camisa, por exemplo, pode ser dobrada de várias formas e seu peso não é muito relevante para ser aferido pelo dispositivo de conferência de peso. Isso dificulta a viabilidade de registrar a compra somente através da captura dos códigos de barras.

A solução que muitos varejistas já descobriram é a migração das etiquetas de segurança tradicionais para etiquetas com tecnologia RFID (Radio-Frequency IDentification). Estas etiquetas possuem informações que acionam o alarme da loja caso o cliente não tenha passado por um leitor que regrava as informações existentes.

Ao utilizar a tecnologia RFID, você não precisa se preocupar em retirar essa etiqueta da peça. A tag de RFID possui um código único, e através dele o alarme consegue identificar automaticamente se aquela peça está marcada como livre ou não para passar por ele. É simples, prático e rápido!

SC-0300 da Perto: unindo tecnologia RFID e self-checkout na mesma solução.

Já estão à disposição do mercado modelos como o SC-0300 da Perto, o self-checkout que possui antena e leitor RFID instalados sob o suporte das sacolas utilizadas pelos clientes para levar suas compras.

A operação funciona na seguinte maneira:

  • O consumidor escolhe os produtos da loja, normalmente.
  • Após, ele vai até o self-checkout e coloca todos os produtos escolhidos dentro da sacola plástica, posicionada no suporte do equipamento.
  • Neste momento, o RFID efetua a leitura automática de todas as peças compradas mostrando no monitor, em tempo real, a relação dos produtos identificados para conferência do cliente.
  • Com a confirmação do cliente, o próximo passo é realizar o pagamento. Neste momento, há uma regravação nas etiquetas RFID, permitindo que aqueles produtos possam sair da loja sem acionar o alarme.

Uma nova experiência no varejo de moda

O objetivo de todo o varejo é oferecer uma experiência inesquecível para seus clientes.

A solução de Self-Checkout da Perto agrega rapidez e praticidade no pagamento, gerando satisfação para quem compra.

A Perto já ajudou varejos em diversos segmentos a implementar a facilidade do self-checkout em seus estabelecimentos com segurança.

Quer levar essa tecnologia para seus clientes? Teremos prazer em ajudar o seu negócio a crescer.

 

FALE AGORA COM A PERTO E SAIBA MAIS SOBRE SELF-CHECKOUT