Self-checkouts entram em operação na Loja Conceito da rede Pague Menos

Desde a inauguração da primeira loja em maio de 1981, a Pague Menos tornou-se a terceira maior rede de farmácias do Brasil, em termos de número de lojas, segundo dados da Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (“ABRAFARMA”). Com a recente aquisição da Extrafarma – ainda sob análise do CADE -, a empresa combinada deve se tornar a segunda maior rede de farmácias do país.

Com modelo de negócios baseado na venda de produtos e serviços voltados para a saúde e bem-estar dos seus clientes, a Pague Menos atua no mercado de varejo de especialidade, seguindo o conceito de drugstore, ou seja, focado em medicamentos de referência (marca) e genéricos, sujeitos à prescrição médica ou over-the-counter (“OTC”), produtos polivitamínicos e de perfumaria, os quais incluem artigos de higiene e beleza, compondo, aproximadamente 15,6 mil itens adquiridos de 440 fornecedores diferentes.

Buscando ser não somente uma rede de farmácias, mas um hub integrado de saúde, com uma proposta de valor diferenciada para os seus clientes, a Pague Menos implementou sua primeira loja conceito, avançando com seu projeto estratégico de expansão. Fortaleza, cidade de origem da empresa, recebeu a Loja Iracema. Essa é a primeira loja modelo da Pague Menos, que demonstra a constante evolução da rede na atenção à qualidade de vida e reforça seu posicionamento Viva Plenamente. “Acompanhamos as novas demandas dos nossos consumidores, que estão cada vez mais interessados em qualidade de vida. A farmácia se tornou um local para orientações e cuidados preventivos alinhados com o bem-estar. Esse é o nosso objetivo, contribuir para que as pessoas possam viver plenamente e a unidade conceito reforça esse propósito”, afirma Patriciana Rodrigues, VP comercial da Pague Menos.

A nova unidade possui pé direito alto, paredes envidraçadas, que promovem a integração com a natureza, iluminação ecologicamente correta, com luminárias que consomem menos energia e impactam menos no meio ambiente e um ambiente convidativo, que reflete todas as ações realizadas pela rede Pague Menos como: o Circuito de corridas e os eventos programados com temas que abordam saúde e qualidade de vida.

A loja oferece inovações que proporcionam uma nova experiência de compra para os consumidores, que terão acesso ao “Centro Avançado de Avaliação Corporal”, que disponibiliza quatro serviços de autoconhecimento e cuidado, como a análise corpórea aprofundada. Há ainda telões interativos que abordam os principais cuidados com a saúde e novidades do setor por meio de vídeos, áudios e outras interações. ”O salão de vendas também é amplo, proporcionando mais conforto e autonomia com terminais de self-checkout. Os clientes ainda podem aproveitar o espaço #SuperSelfiePagueMenos, na parte externa da loja, para fazer fotos a partir de uma câmera fotográfica de longo alcance, acionada pelo telefone celular do cliente, em uma área instagramavel, contemplando a estátua de Iracema e o mar como plano de fundo. A unidade conta com estacionamento para 16 carros e vagas para bicicletas, além de um espaço para pets”, finaliza Carlos Queirós, VP de expansão.

O self-checkout instalado nesta loja conceito foi desenvolvido e fabricado pela Perto, além de ter sido integrado com o software aplicativo de PDV Pague Menos. A solução possui acabamento em aço inoxidável, além de contar com os melhores periféricos de mercado, tanto para realizar a leitura dos produtos adquiridos quanto para realizar a interface visual com o cliente com monitor sensível ao toque (touchscreen).

O self-checkout foi instalado pela própria equipe de serviços de campo da Perto S.A., que mantém há mais de 10 anos filial na cidade de Fortaleza, no Ceará.