Perto atualiza tecnologia em ATMs do Sicredi

A parceria entre a Perto e o Sicredi existe há mais de 15 anos, o que resulta em uma relação duradoura e de qualidade, em que a Perto está sempre próxima ao cliente, atendendo as principais necessidades e demandas.

Como primeira instituição financeira cooperativa do Brasil, o Sicredi tem um modelo de negócio que constrói uma cadeia de valor que beneficia o associado, a cooperativa e a comunidade local. Com mais de 4,8 milhões de associados e presentes em 23 estados brasileiros e no distrito federal em mais de 1,9 mil agências, distribuídas em 108 cooperativas, o Sicredi tem mais de 30 mil colaboradores.

O Sicredi decidiu atualizar o Software Aplicativo, responsável pela interface do Terminal de Autoatendimento Bancário (ATMs) com o seu Cliente Associado, mas para que isso fosse possível, seria necessário compatibilizar o Hardware existente em campo ao novo Software desenvolvido.

A partir desta demanda, um grupo de trabalho, composto por diversos especialistas de variados departamentos das duas empresas se uniram e começaram um precioso trabalho de análise de cada um dos periféricos existentes nos ATMs instalados em campo. “O trabalho proposto foi muito desafiador, pois o grupo analisou mais de 5 gerações diferentes de ATMs, que foram fornecidos ao longo dos últimos 15 anos, com o objetivo de compatibilizar periféricos modernos em projetos mais antigos”, explica Belques Silveira, Gerente Comercial da Perto.

Ao longo de 2017 e 2018, a Perto atualizou mais de 1.800 ATMs do Sicredi, substituindo microcomputadores, teclados criptografados e instalando novas funcionalidades com recursos de touchscreen e de painéis de operadores. Um destes componentes, que apresentou destaque especial, foi o painel operador, que permite ao tesoureiro realizar as operações lógicas de abastecimento do ATM, pela parte traseira do equipamento, sem a necessidade de se deslocar para a parte frontal, garantindo mais segurança e agilidade na atividade.

Ivan Medina, Gerente de Suporte e Serviços da Perto destaca que quando o próprio fabricante presta a manutenção do ATM, a análise de upgrades se torna viável, pois além do acesso ao conteúdo do projeto original, também se tem o domínio sobre o comportamento do equipamento ao longo de toda sua vida funcional.